XV.
O-i-o-ai, só a mim ninguém me cala
A história do homem que chorava ininterruptamente por causa de não ter aberto à porta ao amor ainda fazia correr tinta nos jornais e justificava tempos de antena nos programas televisivos da manhã, bem como nas aberturas de noticiários em horário nobre. Acreditem ou não, o nosso homem que chorava tornou-se, também ele, comentador televisivo, assumindo primeiro plano e granjeando vastas audiências. Começou também a assinar crónicas em jornais, uma delas num novo semanário, chamando à sua coluna «Chorar ao Sol». Numa revista cor-de-rosa, o título da coluna era outro: «Chorar sobre o Molhado». O homem que chorava estava na moda e foi nele que o homem de fato cinzento, ainda ao volante do seu BMW, pensou para assumir o rosto da campanha publicitária que na sua cabeça já fermentava. Seria uma coisa simples, mas eficaz. No ecrã televisivo aparecia o nosso homem que chorava precisamente a chorar durante alguns largos segundos e depois o som do seu pranto baixava, ouvindo-se a pergunta: «Está a ouvir este homem? É um homem que chora por todos os lados. Quantas vezes já pediu a Deus que o calasse? Fale connosco, o seu vizinho do 7º já o fez e reencontrou a felicidade.» Noutro anúncio, dezenas de bebés surgiam à volta de um homem sentado numa poltrona a tentar ouvir o Jorge Gabriel no «Jogo Falado». Lentamente, a câmara aproximava-se dos olhos do homem e aquilo que mostrava era um olhar apavorado, ouvindo-se de seguida «Se não pode calá-los, junte-se a nós.» O homem de fato cinzento, mais rato que os outros, estava quase a chegar ao escritório mas ainda teve tempo de pensar num outro spot. Uma câmara avança por entre dezenas e dezenas de corpos e conversas de mulheres, depois de algum tempo encontra um homem numa cadeira. Um grande plano da sua cara mostra que está feliz, o plano retrocede um pouco e mostra que o homem tem headphones nos ouvidos pelo que pode, relaxadamente, preparar-se para ouvir a emissão com Jorge Gabriel. E é este que diz, no final, «O-i-o-ai, só a mim ninguém me cala, mas para elas há uma solução!»
Cenas da próxima gota:
Quando o Abílio se apercebeu, ao dirigir-se ao Registo Nacional de Propriedade Industrial, de que fora «passado para trás»... ... passou-se dos cornos... ... O que lhe tolheu a passada foi uma montra... ... Já em casa, explodiu de raiva ao ver as aberturas dos noticiários...
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