sábado, 6 de outubro de 2007

doclisboa

«Enemies of Hapiness»
«These Girls»

De 18 a 28 de Outubro, a Culturgest, Cinemas Londres e São Jorge, em Lisboa, recebem a 5ª edição do doclisboa. Aqui, resumida antecipação de alguns documentários já vistos e a ver.

These Girls [Competição Internacional]
De Tahani Tached
66´ Egipto 2006
Estreado no festival de Cannes 2006, "These Girls" leva-nos até ao universo das raparigas adolescentes que vivem nas ruas do Cairo. Estas mulheres, crianças ou mães, também mães e crianças ao mesmo tempo, desafiam diariamente os mais variados perigos e preconceitos sociais. As ruas e os jardins onde dormem são um universo de violência, medo e liberdade. Da vida como um constante desafio e provação, da condição da mulher enquanto motor de vida e luta.

La liste de Carla [Investigações]
De Marcel Schupbach
95´Suíça 2006
No Tribunal Penal Internacional, Carla Del Ponte esforça-se por conseguir a prisão dos últimos responsáveis pelas maiores atrocidades cometidas durante a guerra na ex-Jugoslávia: Ratko Mladic, Radovan Karadzic e Ante Gotovina. "La Liste de Carla" foi o primeiro documentário a ter acesso ao interior do TPI e a poder seguir o trabalho quotidiano ali levado a cabo para capturar aqueles homens. Processo feito de inúmeros avanços e recuos, a história da maior caça ao homem de todos os tempos é também uma investigação sobre os limites da justiça internacional e do TPI. Documentário sobre uma história in progress, para relembrar uma ferida ainda demasiado viva para ser esquecida.

A Casa do Barqueiro [P]
De Jorge Murteira
63´Portugal 2007
Paulino é o último barqueiro da Amieira do Tejo. Entre as duas margens do rio é ele quem assegura a ligação. Mas raros são os passageiros e a seu posto de trabalho será brevemente extinto pelo poder. Enquanto isso não acontece, Paulino faz da barraca sobre o rio a sua casa improvisada. Vive ao ar livre e só recolhe quando a chuva, o frio ou o vento apertam. Pede e resmunga uma nova casa em condições. Mas quem o ouve? No Inverno e no Outono, aguarda sozinho os clientes perto da fogueira sobre o vale do rio, atento à passagem dos comboios que raramente trazem fregueses. Passam as estações, mantém-se inalterada a bonomia deste derradeiro barqueiro condenado ao inferno da extinção. Um bonito filme que logo, logo será memória.

Metamorfoses [Portugueses]
De Bruno Cabral
48´Portugal 2007
Um documentárioque acompanha a encenação de uma adaptação de "A Metamorfose", de Franz Kafka, pela companhia de teatro Crinabel. A companhia, que atingiu inúmeros sucessos ao longo dos seus vinte anos de existência, reúne um elenco de 14 actores. Tudo isto seria relativamente banal se a companhia não fosse formada maioritariamente por actores com deficiências mentais e trissomia 21. De que forma se processa o delicado trabalho de criação deste espectáculo? Que expectativas individuais e de grupo se geram à volta desta criação? Como é que cada um enfrenta e tenta superar os seus medos e dificuldades? Um filme sobre a diferença, o ser diferente e o tentar esbater ou mitigar essa diferença, filme que poderia muito bem ser visto em complemento do filme de Luís Filipe Rocha, «A Outra Margem», também este mês a estrear.

Enemies of Happiness [Vento Norte]
De Eva Mulvad
58´Dinamarca 2006
Malalai Joya, uma mulher afegã de 28 anos, é candidata às eleições da assembleia nacional afegã. Trata-se da primeira eleição parlamentar democrática no Afeganistão em 30 anos. Rodeada de seguranças, a candidata tenta defender as suas ideias políticas apesar de ter sobrevivido a quatro tentativas de assassinato e receber constantemente ameaças de morte. Ao longo da campanha, encontra-se todos os dias com mulheres que lhe fazem parte da sua vida e das suas dificuldades diante da câmara. Um retrato único das condições de vida no Afeganistão, destruído pela guerra, e onde as tradições têm ainda um peso determinante. Como pode a democracia vingar num país onde os votos são comprados e onde as mulheres não têm condições para votar livremente? Um filme que nos recorda que a democracia não pode ser imposta pela simples presença de diplomatas e de soldados ocidentais. Vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance em 2007. Um filme sobre a força das mulheres, obrigadas a lutar quase sozinhas contra milenares mentalidades retrógradas, um filme para vergonha dos homens e orgulho feminino.

Sem comentários: