leitores, fiéis, seguidores, afins, amigos, familiares, incautos, ocasionais, fãs, fanáticos, ocasionais ou de passagem, a qualidade do silêncio continua em
http://pedroteixeiraneves.wordpress.com/
sábado, 15 de novembro de 2008
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
O Problema dos Domingos
«Seriam umas sete da tarde, era domingo. a praça abarrotava de gente. Como sempre, lá estava Rivarola caminhando devagar, com o seu cravo na lapela e a sua roupa negra. Ia com a sobrinha. De repente, afastou-a, sentou-se de cócoras no chão e começou a bater as asas e a cacarejar como se fosse um galo. As pessoas abriram alas, assustadas. Um homem de respeito como o Pardo a fazer aquelas coisas debaixo dos olhos de toda a Morón e ainda por cima num domingo!»
Jorge Luis Borges, «O Espanto», in «O Ouro dos Tigres»,
«Jorge Luis Borges - Obras Completas 1952-1972», 2º vol., Teorema
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Professores
Extraordinário como só ainda a ministra da educação não reparou que o processo de avaliação docente se transformou num processo de avaliação doente.
domingo, 9 de novembro de 2008
Byblos, Direitinho e David Machado
Por falar em livros, voltei, um ano depois, à Byblos. Está melhor, muito melhor. O problema maior é agora (ainda) o estacionamento. E aconselho passagem por lá, que não seja para aproveitar promoções como as que encontrei dos romances e contos de José Riço Direitinho, a, imagine-se, 1 (um) euro!!! Depois não se culpe a crise para não se ler. Por falar em Riço, por onde diabo andará que já há um bom par de anos que não aparece, senão em prefácios como aquele que agora fez para o livro de contos de David Machado (interessantíssimo conto, o primeiro do seu livro! -- hei-de ler os restantes, já que guardo excelentes lembranças do seu livro infantil «A Noite dos Animais Inventados», salvo erro)?
Books
E também que terminei «A Blusa Romena», do Mega Ferreira, e que já vou a meio d'«A Viagem do Elefante de Saramago e de que estou a gostar bastante, muito embora aqui e ali volte a encontrar o espírito verrináceo e retorcido do nosso Nobel.
La vie en rose
Nem cinema, nem teatro, nem concertos, artes plásticas quase nenhumas. Só livros, nos intervalos das discussões, das refeições, dos amuos, dos choros, das birras, das brincadeiras, das constipações, das escolas... Apenas uam genial Paula Rego (nem só «Anos Oitenta») no bonito Palácio Anjos, em Algés, e hoje de maanhã um muito divertido «Dois Dias em Paris», a antítese do gershwiniano «An American in Paris».
Oba
E sim, Obama foi eleito, desta vez não houve floreados eleitorais na Florida... A ver vamos se um espirro de Barack deixa de constipar a Europa e pegar uma valente gripe ao resto do mundo.
silence news
qualidade do silêncio que se preze de vez em quando tem que dar o exemplo, donde esta semana de relativo apagamento bloguístico. mas nem só por isso, também porque me confronto com novo silêncio de páginas. que já tem nome: o outro do meu sangue.
sábado, 1 de novembro de 2008
O Problema dos Domingos
À partida do Inverno o domingo traz de volta
o passeio dos mortos. Pálidos
frios
esgotados avançam luva na luva e sobretudo
amortalhados. O muro da estrada ruiu
è entrada do estio são
os domingos do ano
(domingos de céu ímpio)
dia de irmos aos teus familiares
ou aos meus. Nas tardes de à beira-mar
há rádios em desafio (ela há
sábados cheios daquilo que esvazia
os domingos).
o passeio dos mortos. Pálidos
frios
esgotados avançam luva na luva e sobretudo
amortalhados. O muro da estrada ruiu
è entrada do estio são
os domingos do ano
(domingos de céu ímpio)
dia de irmos aos teus familiares
ou aos meus. Nas tardes de à beira-mar
há rádios em desafio (ela há
sábados cheios daquilo que esvazia
os domingos).
«Luz Última», João Luís Barreto Guimarães, Cotovia
Subscrever:
Mensagens (Atom)